Quem somos

Um pouco de história...

Tudo começou no dia 10 de setembro de 2016, próximo de 15h30min. ...Na verdade começou antes: na sexta-feira anterior, à noite, em uma conversa com o Irmão José Carlos Alves Ferreira, da ARLS Reinaldo Alioti de Ribeirão Preto. Nesta conversa o Irmão Carlinhos como é conhecido, aprendiz à época, questionou se não tínhamos em Ribeirão uma publicação ou algo parecido, que expusesse os comerciantes da cidade.

Nossa resposta para ele foi que não havia!

Seguiu-se, então uma história mais antiga... Conversamos a respeito do cadastro de Lojas Maçônicas que nós da Reinaldo Alioti montamos à época em que ela foi fundada e que existiu de 2007 a 2011; que em 2016 retomamos a elaboração. Um cadastro que especifica os nomes de todas as Lojas Maçônicas de Ribeirão Preto e cidades circunvizinhas. Nele aparece o nome da Loja, Potência Maçônica, fundação e outras informações; aparece, também, os dados de cada Venerável Mestre e Secretário da gestão corrente.

Durante esta conversa, e aproveitando nossa rede de contatos, surgiu a ideia de montarmos um grupo de WhatsApp para divulgação comercial dos empresários Maçons da cidade, com o objetivo de compartilharmos publicidade e, com isso, incentivarmos o comércio entre nós alavancando nossas vendas e estreitando nossas relações fraternas.

...E assim foi feito: no dia seguinte, 10 de dezembro de 2016, criamos então o grupo. Agora era hora de batizá-lo.

Queríamos escolher um nome que fosse interessante-curioso. Não queríamos um nome comumente usado: Grupo dos Bodes, Bodes na net, Bodes unidos, etc... Recorremos a pesquisas ao dicionário sobre o que seria um bando de bodes ou o coletivo deles e chegamos a Chibarro. Chibarro é o mesmo que bode pequeno, novo. Entendido, também, como o coletivo de bode.

Ainda faltava o complemento: grupo? agrupamento? associação? confraria? Não! Muito corriqueiros e longos. ... Então, chegamos, por pesquisas aos sinônimos, a Grei. Grei é o mesmo que confraria; organização composta por sócios; sociedade, grêmio ou partido.

Pronto! Estava escolhido o nome: "Chibarro Grei."

Chibarro Grei quer dizer: Confraria dos Bodes. Que deve ser entendido como "Sociedade dos Bodes, Povo dos Bodes, e por aí vai...

Finalmente a palavra Índice foi adicionada, porque se presta a ser uma lista, ou relação, de empresas comerciais de Irmãos.

Um "Índice Profissional Maçônico" aonde podemos apresentar nossa atividade laboral. Um grupo de divulgação comercial dos nossos negócios na vida profana. Nele, os Irmãos, e só os Irmãos, podem anunciar. Um local aonde são postados anúncios dos nossos negócios profissional-corporativo; seja indústria, comércio ou serviços.

Com o aumento de pessoas no grupo, criamos um Catálogo de Atividades, que chamamos Vitrine Fraterna, aonde relacionamos as atividades por Tipo e Irmão, com suas informações e que pode ser divulgado, inclusive, o trabalho profissional das Cunhadas e/ou dos Sobrinhos. Com esse aumento de integrantes e por uma limitação do aplicativo, foram formados novos grupos, com o mesmo nome e com numeração sequencial que são criados sempre que se chega ao limite.

Com o crescimento, foi necessário que criássemos a figura dos moderadores, que são os responsáveis por inter-relacionar os grupos; selecionando, filtrando e postando aquelas publicações, que estiverem na conformidade das regras, num e noutros... Ou seja, as divulgações comerciais, e interessantes, que forem postadas em um grupo, poderão postadas nos outros fazendo com que todos os integrantes tomem conhecimento das postagens das outras turmas.

Como evolução natural do grupo passamos a adicionar, não só empresários mas também, não empresários; posto que aquele que não exerce tal atividade é um possível consumidor de produtos e serviços de Irmãos e que, portanto, pode também beneficiar-se da fraternidade que nos une.

A seguir, criamos o Facebook Índice Chibarro Grei:

facebook.com/indicechibarro.grei viabilizando mais um canal para publicidade.

À semelhança do grupo Whatsapp: é exclusivo de Maçons, aonde publicamos-compartilhamos-divulgamos os mesmos posts daquele, com mais amplitude. Nele pode, em contraponto ao outro, quase tudo: publicidade de produtos, matérias maçônicas, matérias diversas cotidianas, mensagem positiva e de autoajuda; dar cumprimentos, bom dia-boa tarde-boa noite-parabéns-feliz natal-boa páscoa..., piadas, convites de eventos diversos, notícia de falecimento, pedidos de ajuda e outros... Pode publicar-compartilhar qualquer tipo de matéria que não de cunho sectário, evitando facciosismo, política partidária, temas religiosos tendenciosos, futebolísticos radicais e outras agressivas aos bons costumes.

Depois criamos o site Índice Chibarro Grei: www.chibarrogrei.com.br, viabilizando mais um canal para publicidade ao mesmo tempo que a Revista. Neste site, aproveitando todas as ferramentas digitais, aumentamos, exponencialmente, a gama de possibilidades de uso. Ele, além de apresentar tudo aquilo que se tem no WhatsApp e na Revista, apresenta, ainda, módulos e conteúdos Maçônicos de interesse geral, matérias e discussões sobre temas específicos.

Em uma área restrita, com admissão mediante login e senha , em rede protegida, haverá matérias Maçônicas e é permitido ao Irmão usuário acessar áreas específicas de seu interesse.

Fora da área restrita, o acesso será amplo, livre e ilimitado para os internautas em geral e todos, no mundo inteiro, poderão navegar livremente visualizando, e podendo adquirir, os produtos ali divulgados.

Vamos fazer uma pausa e saltar um tico, no tempo e no espaço, para falarmos de forma en passant de duas outras atividades que criamos: o Café da Manhã de Negócios e o Cartão de Vantagens Chibarro Grei.

O Café da Manhã de Negócios acontece de maneira periódica e, nele, os Irmãos reúnem-se para se apresentarem e ao seu negócio comercial, com troca de cartões de visita, folders ou folhetos impressos com informações gerais sobre sua atividade ou para divulgar e publicitar eventos, projetos e outros.

O Cartão de Vantagens Chibarro Grei é, como o próprio nome diz, um cartão que o Irmão-membro possui e, com ele, obtém vantagens especiais ofertadas por outros Irmãos associados.

Voltando, chegamos à Revista.

De tiragem bimestral com adesões (compra do espaço) à publicidade.

Esta que a apresentamos em sua primeira edição e que, à semelhança do WhatsApp e Site, é um "Índice Profissional Maçônico" para divulgação comercial, em impressão gráfica dos, nossos negócios na vida profana. Nela, os Irmãos, e só os Irmãos, além das Cunhadas e Sobrinhos, podem anunciar. Um local aonde são apresentados anúncios dos nossos negócios profissionais-corporativos; seja indústria, comércio ou serviços. Inicialmente sem conteúdo, mas que serão possíveis no futuro.

Ela, nesta edição, é composta de quatro seções:

1 - A Lista de atividades;
2 - A Divulgação institucional;
3 - Os Anúncios classificados e
4 - Seção especial.
Além das publicações de capa e contracapa.

Na Lista de atividades apresentamos um resumo dos anúncios de forma a encontrar-se com facilidade o que buscamos. Exibe-se em ordem alfabética geral, classificada por tipo de atividade, nome do Irmão, nome da empresa de forma resumida, Loja em que o Irmão é Obreiro e telefones de contato de todos os segmentos e Irmãos que publicarem na divulgação institucional e nos classificados.

Na Divulgação institucional, são publicados imagens e textos institucionais das atividades perenes de empresas dos Irmãos que aderiam ao plano anual, escolhidas e definidas pelo anunciante em tamanho único e padrão, não privilegiando-se qualquer tipo de poder econômico.

Os Anúncios Classificados são destinados para publicações diversas de produtos e serviços, de eventos sazonais, com tempo de validade determinado para divulgação de ofertas disponíveis das atividades do anunciante.

Na Seção Especial aparecerão as datas de aniversários das Lojas de Ribeirão Preto e circunvizinhança e outros assuntos relevantes de interesse Maçônico.


Concluindo...

Que possamos dar preferência aos Irmãos, em qualquer negociação, fazendo crescer o espírito Maçônico entre nós, que é o que deve prevalecer.

A finalidade maior é alavancar negócios entre Irmãos, do comércio de cada um, tendo como objetivo promover a integração profissional e comercial dos, e entre, Irmãos.

Para finalizar: nosso conselho constante para todos os que aqui publicam é: Há que haver vantagem. É necessário que em sua oferta haja vantagens para quem se identifica como Irmão. Caso contrário pode não acontecer o feedback esperado...

...Pense nisso.
Grande e Tríplice abraço.

Da equipe Chibarro Grei.